Upcycling A arte de criar a partir do que é considerado lixo

No cenário atual em que vivemos, onde os recursos naturais não renováveis estão se esgotando e os lixões e aterros estão cada vez mais lotados, precisamos encontrar soluções sustentáveis para todas as nossas práticas. Uma iniciativa que anda de mãos dadas com a tendência - e necessidade - de termos atitudes mais ecológicas e conscientes é o upcycling.

Basicamente, upcycling é uma forma de ressignificar objetos no fim de seu ciclo de vida, agregando novo valor monetário e ambiental e, também, adicionando a eles uma nova funcionalidade. Na foto abaixo, podemos ver um ótimo exemplo, o Schränk, o tambor de óleo que virou armário. A empresa alemã Lockengeloet fez novo uso dos barris de óleo esquecidos pela indústria, transformando-os em itens decorativos e altamente funcionais. Já pensou em ter um desse em casa?

O conhecimento e a experiência dos designers, que fogem do óbvio, contestam convenções sociais e produzem com um pensamento em mente "Reutilize primeiro, recicle depois", traz uma nova cara ao design de móveis. A arte de criar - a partir dos descartes e resíduos - produtos melhores, mais eficientes e que conciliam os cuidados com o meio ambiente, é a melhor representação do poder democrático que a indústria do design possui.

O designer holandês Piet Hein Eek foi um dos primeiros a trabalhar reutilizando seus próprios resíduos de obras que já eram de materiais descartados. A cadeira abaixo é resultado da reutilização dos restos de outros projetos, cortados em peças de 40mm x 40mm e reunidos para formar o móvel. Nós gostamos de chamar isso de upcycle-ception, igual aquele filme. ;)

A arte de criar a partir dos descartes requer criatividade e muito jogo de cintura, pois para criar móveis visualmente bonitos e ainda de alta funcionalidade não é pra qualquer um! Nosso amigo Paulo Biacchi é um ótimo exemplo de designer que tem as habilidades necessárias, e sabe o melhor? Ele nos ensina a fazer!

O Paulo tem um canal no YouTube que chama "Faça Você Mesmo", em que incentiva o público a criar objetos a partir de materiais reutilizados. Em um de seus vídeos mais recentes, nos ensina a ressignificar garrafinhas de vidro para serem usadas como porta temperos para a cozinha! Dá uma olhada aqui e quem sabe você não faz o seu próprio. :)