Design Ecodesign, Design Sustentável e Design Social. Você sabe a diferença?

Idealizar, criar e desenvolver projetos. Essas são apenas algumas das características que classificam o trabalho de design. Porém, dentro dele há um leque de opções diferentes, mas que não deixam de pertencer ao mesmo universo.

O Ecodesign, o Design Social e o Design Sustentável, podem ter nomes semelhantes, mas seus papéis dentro da sociedade são diferentes. Por isso, vamos te explicar um pouquinho sobre cada um deles:

Ecodesign

O termo surgiu em 1992 e busca implementar produtos, serviços e lugares que minimizem o impacto ambiental. Por isso,  optar por materiais menos poluentes, de produção sustentável ou reciclados, e fabricar objetos feitos à partir do reaproveitamento e reutilização de outros são alguns dos pilares desse movimento.

Design Sustentável

Design SustentávelEsse tipo de design busca por ferramentas, conceitos e estratégias direcionadas para o desenvolvimento de uma sociedade mais voltada para a sustentabilidade. O processo do design sustentável deve atender as necessidades básicas da sociedade.

Um envolvimento maior do coletivo com o desenvolvimento do produto, é essencial para esse design, já que compreende um sentimento de consciência do bem maior para o bem de todos.

Design Social

Design SocialAlém utilizar recursos sustentáveis, o design social coloca foco na promoção de mudanças sociais. É classificado como um "design empático", mais do que buscar informações sobre o consumidor, ele busca analisar a realidade de cada um, ouve experiências dos futuros usuários e examina a realidade social mundial.

São projetos que buscam a melhoria na qualidade de vida de determinada comunidade. Os processos são analisados de acordo com a realidade de cada local, além de contarem com uma estratégia multidisciplinar, onde profissionais de diversas áreas podem auxiliar dentro desse movimento.

Hoje explicamos um pouquinho de algumas possibilidades da utilização do plástico no Design.

Fique ligado por aqui que, em breve, voltamos com mais dicas :)