Design e Moda Plástico e Design na Moda

Os anos se passaram e alguns materiais foram se personificando para as mais variadas áreas e atividades, dentre eles, o plástico vem ganhado destaque e visibilidade, especialmente no design e na arquitetura. Por ser versátil e maleável, ele se encaixa perfeitamente em peças e objetos. Muito além disso, nos últimos tempos ele tem sido inserido na moda, contando com roupas e até mesmo calçados.

Em parceria com a ONG Parley, a marca Adidas moldou um tênis feito à partir de plásticos retirados do fundo do oceano. Além de inovar, a Adidas aproveitou o gancho e conseguiu contribuir para o bem-estar do meio-ambiente.

O design do tênis foi inspirado nas ondas do mar e é composto por 95% de plástico retirado do oceano e 5% de poliéster. Os cadarços e sola do calçado também foram feitos à base de materiais retirados do oceano.

No final de 2016, também em parceria com a Parley, a marca resolveu apostar em roupas. O resultado foi uma camiseta desenvolvida com 100% de plástico, e quem vestiu foi um dos maiores times do mundo: o Bayern de Munique.

Quem também entrou na onda de apostar nesse universo, foi a marca Outerknown, do surfista Kelly Slater, que criou vestuários masculinos feitos à partir de plásticos retirados do mar. Em parceria com o designer de moda John Moore e junto a um fabricante italiano que recicla redes antigas, a marca mostra que é possível obter resultados positivos quando se resolve unir design e reciclagem.